quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Entre as Palavras

A partir de hoje e até sábado, Beja é o palco de uma iniciativa que já conta com dez edições da promoção da palavra nos seus diferentes planos. A palavra na sua componente de leitura, de passaporte para a viagem ao imaginário de cada um, mas também como ferramenta de conhecimento do mundo.

A palavra contada, reescrita pela voz de cada um, pela sua memória e significados é uma das formas de melhorar a comunicação e pensar a capacidade de cada um em revelar a sua singularidade e o seu contributo para a construção de qualquer meio social.

Por cá ainda vivemos muito, dessa ideia de dependência, de que a tecnologia por si só é suficiente para fazer descer o conhecimento aos nossos espíritos e de que a aprendizagem pode ser oferecida sem grandes preocupações de esforço.

Um dia compreender-se-á por cá, como já se compreende em locais tão «inesperados» como a Inglaterra ou os Estados Unidos que é na palavra e por ela que se compreende e se ajuda a transformar o mundo. As Palavras Andarilhas são um desses momentos que ajudam a perpetuar a sua beleza, ou a dar a todos o que Eugénio chamava «o sal da língua». (1)

Aos interessados na programação desta iniciativa, basta aceder aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário