sábado, 14 de novembro de 2009

A Árvore Generosa



  Shel Silverstein escreveu nos anos sessenta um livro que se tornaria um dos clássicos da literatura infantil, A Árvore Generosa. É um livro que nos conduz essensialmente através das ilustrações, dando-nos uma mensagem simples e forte da dávida que a natureza permite ao ser humano. A Natureza, aqui personificada numa árvore oferece tudo a um menino, mesmo quando ele já em adulto a abandona.
  Além dos valores ecológicos que o livro transmite, apresenta à análise de quem o ler ou o proponha para uma leitura temas ou questões tão significativas como o passar do tempo, a amizade, o afastamento que o crescimento por vezes impõe a todos e o modo como cada um pode responder aos desafios que lhe são colocados.
  As imagens são aqui o elemento condutor de uma história que transmite importantes valores. Editado pela Bruáa é um livro a descobrir. E é ainda um livro que inspirou uma ideia realmente transformadora. Em diferentes locais do planeta a falta de água é um problema importante para a vida de muitas comunidades.
  Kin Hyo e Seol Ah Sun, designers imaginaram com sucesso uma forma  de conseguir água a partir do processo de evaporação das folhas das árvores. Este produto designado Savior Bud consegue em quatro horas absorver a quantidade de água suficiente para encher um copo de água. Brilhante. Quando a imaginação consegue transformar o quotidiano, mais reconfortante é o seu caminho



Ideia divulgada pela Editora Bruaá