terça-feira, 1 de junho de 2010

As Crianças...

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança. É uma data importante. Deve ser assinalada. A oportunidade do tema é por demais evidente. Num mundo em mudança a criança também tem sido alvo de transformações pelo ambiente social em mutação. O mundo contemporâneo, apesar dos seus progressos tecnológicos continua a oferecer ambientes e atmosferas preocupantes.

As dificuldades, as violações, a incompreensão e o abandono, a pobreza, a fome, a doença. Falar disto e já ficamos embaraçados pelo quadro, pelas dimensões. Mas importa falar. E não é fácil. As comemorações oficiais parecem pouco significativas. É importante que se fale sobre esse tempo, que alguém chamou um «país diferente» (1), habitado pelo mistério e pela fantasia.

A criança tem em si o melhor que a Humanidade pode usufruir. A criança nasce com a capacidade de apreciar o que a envolve e de contemplar o mundo com curiosidade. Constrói o mundo numa sequência de eternas perguntas onde reconstrói o seu tempo numa dimensão inexistente para os adultos. Olha para o mundo com curiosidade e não tem ainda a consciência do crescimento e por isso as suas respostas procuram encontrar um tempo mágico.

A criança é ainda um espaço de entusiasmo para os adultos, pois conduz-nos às nossas frágeis memórias de infância. Esta difícil viagem conduz-nos ao presente, quando olhamos para as crianças que estão perto de nós e procurarmos ter ideias sobre os que elas podem ser. E no entanto todos os dias ouvimos histórias arrepiantes com crianças. Parecem inacreditáveis. Vindas de territórios de fantasmas. Como entender e viver numa sociedade onde a rua já é um perigo, onde os desconhecidos, são mais do que não conhecidos, podendo ser concretos perigos à solta. As ameaças são muitas. As notícias comprovam-no insistentemente.

E no entanto, o conforto e a preocupação com as necessidades das crianças é ainda recente. Ela apenas existe há pouco mais de cem anos. E já perdemos esse conforto. As opções educativas de relegar o contacto directo, o espaço da brincadeira para a espaço virtual, a adopção de múltiplas linguagens, como se o Universo fosse para conquistar e não para disfrutar ameaça esta tranquilidade. Os dias carregados de tarefas, como se fossem operários do conhecimento, desde as mais tenras idades levaria qualquer bom senso a repensá-las. Mas como em muitos contextos, continua-se o que se sabe ser um desastre.

A Liteartura tem com os seus múltiplos heróis, De Peter Pan a Alice, de Tom Sawyer a Pinóquio, tentado contribuir, para que partindo de universos próprios ajude a construir espaços de imaginação que darão a novas gerações de crianças e também aos adultos uma perspectiva de crescimento, para novos tempos. Tempos, onde a fantasia, o encanto e a beleza permitam ainda acreditar que há sempre dias perfeitos. Os da infância. Certamente que eles garantirão futuros mais encantados.

(1) - Helena Vasconcelos, A Infância é Um Território Desconhecido

No Dia Mundial da Criança

Alma from Rodrigo Blaas on Vimeo.

(A magia de fazer da fantasia a verdadeira realidade. É esse o segredo que alimenta a imaginação das crianças).

A Árvore do Mundo dos Brinquedos - Beatriz e Catarina (6ºA)

Quem me dera poder estar na árvore do mundo dos brinquedos. Brincava, brincava, brincava e não estudava, aiiiii.

Como era bom! Podia fazer o que quisesse, aiiiii.

Gostava de ser um brinquedo! Era uma princesa, uma rainha, ou mesmo uma duquesa!Uma empregada com cara de enjoada, enfim, aiiiii!

Tanta coisa que podia fazer naquele mundo! Arranjava um príncipe, um rei, ou mesmo um duque! Um empregado com cara enjoado, enfim, aiiii!

Encontrava a Gata Borralheira, a Branca de Neve e os sete anões, a Alice do país das maravilhas, a Bela Adormecida. Enfim encontrava tanta coisa, iria mesmo divertir-me? - Não sei, logo verei!

Imagem, Marina Marcolin