quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Solidariedade




  A Gsolidário é um projecto da Google que procura juntar num motor de busca a possibilidade de todos os que utilizam o espaço de comunicação da Internet darem o seu contributo para instituições de solidariedade social. Ao realizarem-se pesquisas neste motor de busca fica-se com acesso a diversas instituições e aos seus projectos, cujos cliques permitem a constituição de um fundo monetário. A cada cem euros realizados eles são encaminhados para uma das instituições.
  Todas as instituições que integram o projecto têm o estatuto de IPSS, ou estão a elas equiparadas ou podem ter o estatuto de ONGD (Organizações não-governamentais de Desenvolvimento). Na página do motor de busca encontra-se um acesso a todos os que queiram saber mais.
  Para definir o gsolidário como motor de busca basta clicar aqui.
   


Apresentar um Livro - Profª Josefina Ferreira



    Ainda Alice,  Lisa Genova


    Foi dos últimos livros que li.
  Este tema é para mim pessoalmente muito próximo e gostava de partilhar que gostei muito deste livro, porque apesar de conviver de perto com a doença, nunca sabemos bem o que pensam estes doentes. Quem sabe pouco ou não sabe nada ou acha que sabe muito sobre a doença, por favor leia este livro!!!
  O mundo de Alice é perfeito. Professora numa conceituada universidade, é feliz com o marido, os filhos, a carreira. E tem uma mente brilhante, admirada por todos, uma mente que não falha... Um dia, porém, a meio de uma conferência, há uma palavra que lhe escapa. É só uma palavra, um brevíssimo lapso. Mas é também um sinal de que o mundo de Alice começa a ruir. Seguem-se as idas ao médico, e por fim, a certeza de um diagnóstico terrível. 
Aos poucos, Alice vê a vida fugir-lhe. Amada pela família, unida à sua volta, é ela que afasta, suavemente arrastada para o esquecimento, levada pela doença de Alzheimer.
  Ainda Alice é a narrativa trágica, dolorosa, de uma descida ao abismo, o retrato de uma mulher indomável, em luta contra as traições da mente, tenazmente agarrada à ideia de si mesma, à memória de uma vida e de um amor imenso.
  Ainda Alice é o nome de um novo romance que retrata a vida de sucesso de uma professora universitária, até ao momento em que é diagnosticada com a doença de Alzheimer.
   Este livro recebeu o  Prémio Brontë 2008 e é uma obra de Lisa Genova. A autora é formada em Psicologia e doutorada em Neurociências por Harvard. Foi ainda investigadora em áreas como a depressão, a doença de Parkinson e a perda de memória. O seu interesse pela doença de Alzheimer começou quando a sua avó mostrou os primeiros sinais da doença. Interrogando-se sobre como se sentiriam as pessoas que a vivem, vendo o mundo desagregar-se à sua volta, decidiu escrever este romance.
   A venda de cada exemplar do livro reverte um euro para a Alzheimer Portugal.

Memórias de Livros



«A escola. A flor. A escola...
- Godofredo me contou uma coisa muito feia de você, Zézé. É verdade?
Balancei a cabeça afirmativamente.
- Da flor? É, sim, senhora.
- Como é que você faz?
- Levanto muito cedo e passo no jardim da casa do Serginho. Quando o portão está só encostado, eu entro depressa e roubo uma flor. Mas lá tem tanta que nem faz falta.
- Sim. Mas isso não é direito. Você não deve fazer isso. Isso não é um roubo, mas já é um «furtinho».
- Não é não, D. Cecília. O mundo não é de Deus? Tudo que tem no mundo não é de Deus? Então as flores são de Deus também...
Ela ficou espantada com a minha lógica.
- Só assim eu podia, professora. Lá em casa não tem jardim. Flor custa dinheiro ... E eu não queria que a mesa da senhora ficasse sempre de copo vazio.
Ela engoliu em seco. (...)
- Você vai prometer uma coisa, porque você tem um coração maravilhoso, Zezé.
- Eu prometo, mas não quero enganar a senhora. Eu não tenho um coração maravilhoso. A senhora diz isso porque não me conhece em casa. (...)
- De agora em diante não quero que você me traga mais flores. Só se você ganhar alguma. Você promete?
- Prometo, sim senhora. E o copo? Vai ficar sempre vazio?
- Nunca esse copo vai ficar vazio. Quando eu olhar para ele vou sempre envergar a flor mais linda do mundo. E vou pensar: quem me deu essa flor foi o meu melhor aluno. Está bem?
Agora ela ria. Soltou as minhas mãos e falou com doçura.
- Agora pode ir, coração de ouro ...»


José Mauro de Vasconcelos, O Meu Pé de Laranja Lima,
(páginas 76-78), Edições Melhoramentos, 20ª edição