terça-feira, 11 de maio de 2010

No Reino das Pequenas Maravilhas


Small Wonderland from Graham Cross on Vimeo.
(Grahman Cross realizou uma pequena, mas encantada animação, com base nos desenhos de Keitaro Suhigara, para a sua primeira exposição em Londres, na Bodhi Gallery
Fonte: http://www.vimeo.com)

Aventuras e Mistérios...


«O Grande Livro do Egipto era realmente grande! Aliás, era enorme, pesado, de páginas velhas e amarelecidas com o tempo, mas ricas de cor e de particularidades sobre aquele país fértil de aventuras e mistérios que Ana adoraria conhecer.

Além disso tinha sido escrito de uma forma assombrosa, qualquer coisa entre o real e o fantasmagórico. Ana interrogava-se se as histórias e descrições que a princípio julgara pertencerem a um mundo puro de ficção, eram verdadeiras ou inventadas.

Mas talvez fosse precisamente aquela incerteza, aquele passear-se pelo limiar entre a verdade e a fábula que a mantinham imóvel, sentada na cama, de olhos esbugalhados e assentes nas letras gordas e assustadoras do livro, onde desenhos fantásticos apareciam aqui e além.

As histórias falavam de faraós, múmias, templos, pirâmides e outras construções estupendas, de ambiciosos exploradores em busca da descoberta do século, de salteadores desejando riquezas e de tantos grupos de defensores do património nacional e dos cultos e rituais antigos que insistiam em manter longe da cobiça estrangeira.»
(Livro recentemente adquirido para a Biblioteca da Escola sede do Agrupamento e por onde podemos conhecer em linguagem muito cativante os episódios da descoberta e do mistério entre locais tão fascinantes como o Cairo, a mesquita de Medina ou a cidade de Petra. Integrado no Plano Nacional de Leitura e da autoria de Mafalda Coutinho é um livro a descobrir.)