sábado, 31 de outubro de 2009

A noite de Halloween


   Halloween, hoje chamado Dia das Bruxas é uma tradição que se comemora especialmente nos países de cultura anglo-saxónica, como o Reino Unido ou os Estados Unidos da América.
   A palavra vem do inglês com o significado de «Hallowed» que significa «santo» e «en» que significa «noite». O seu significado liga-se pois a Noite Santa ou Noite de todos os Santos.
O Halloween remonta aos Celtas, povo da idade do ferro, e às festividades que aquele povo fazia em honra dos mortos. Para os Celtas o Halloween marcava a proximidade do solstício de Inverno e indicava o fim oficial do Verão. Marcava igualmente o início do provisionamento dos diversos bens alimentares para todo o Inverno.
   O Halloween era para os Celtas no fundo uma forma diferente de crença na vida após a morte e na comunicação entre todos os elementos organizadores do universo, o espaço e o tempo. Todo o enquadramento da fantasia ligado ao Halloween relaciona-se com a defesa dos vivos face ao outro mundo, oculto e desconhecido.
   A partir do século I os Romanos abandonaram esta tradição. A figura da bruxa aparece na Idade Média e por relação com a intolerância religiosa, tendo ficado associado a esta tradição. 
   A Igreja no século IX deslocou de Maio para 1 de Novembro a celebração do Dia de Todos os Santos para diminuir os cultos pagãos que a norte da Europa tinham muita importância. Houve assim uma junção dos cultos cristãos e pagãos, um pouco como no  Brasil a cultura negra integrou os valores da cristandade europeia.
   Hoje o Halloween tem um conjunto de adereços que foram surgindo em diferentes locais  e diversas épocas. São os disfarces, criações dos períodos em que o medo da morte assolou a Europa, como no século XIV. A própria tradição de pedir um doce ou oferecer uma travessura que ainda hoje é celebrado em Inglaterra como uma festa nacional tem ainda a ver com as  lutas civis que oposeram católicos e protestantes no século XVII.
   No século XIX, os imigrantes  irlandeses que foram para os Estados Unidos levaram o património celta, tornando o Dia das Bruxas uma tradição cultural muito apreciada. 

As Bruxas do Halloween



Desenhos realizados por: 
Diogo José Nalha Rodrigues (4º B)
Susana Godinho (4ºB)

Apresentar um Livro - Profª Fátima Estrela



O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos

   Foi um dos últimos livros que li. Um romance empolgante e carregado de mistério, que nos transporta para o prazer inebriante das grandes viagens ao mundo das emoções e do conhecimento. Com ele somos levados numa viagem às maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da Humanidade, relacionadas com os atentados ecológicos, a crise energética e o aquecimento global.
  Tomás de Noronha, professor da universidade de Lisboa e famoso criptologista é convidado a decifrar um misterioso enigma que o lança numa vertiginosa aventura que vai de Portugal à Sibéria e da Antárctida à Austrália.
   A realidade científica, técnica e histórica é retratada numa ficção que começa na Antárctida onde os cientistas polares assistem, atónitos, ao colapso da plataforma de gelo Larson-B.
   Num tempo em que o Homem domina, como nunca, o conhecimento científico e tecnológico, somos confrontados com as nossas mais profundas contradições e a nossa miserabilidade num planeta em transformação acelerada e incontrolável.