sábado, 18 de junho de 2011

Caixa de Histórias - O Projecto

A Caixa de Histórias foi uma actividade realizada pelas estagiárias da BE do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, alunas do Curso de Animação Cultural e Educação Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém, com turmas do 1º, 3º e 4º Anos.

Esta actividade tinha como objectivos:
- Estimular os/as alunos/as à leitura e à escrita;
- Desenvolver competências de escrita de narrativas;
- Reflectir sobre questões de higiene;
- Estimular a criatividade dos/as aluno/as;
- Construir recursos novos para a Biblioteca Escolar, que permitam trabalhar uma das temáticas da Educação para a Saúde: a higiene;

A actividade consistia em pedir aos alunos/as que retirassem de cada uma das gavetas, cumprindo sempre a sua ordem, um cartão que os iria ajudar a escrever a sua história. A sequência dos cartões da história era o seguinte:

1ª Gaveta - A aventura começa assim;
2ª Gaveta - Os super homens e mulheres:
3ª Gaveta - Lugares encantados;
4ª Gaveta - Missões Possíveis;
5ª Gaveta - Lugares da aventura;
6ª Gaveta - Os trapalhões e trapalhonas da aventura;
7ª Gaveta - Os ajudantes da aventura;
8ª Gaveta - O que os vai ajudar;
9ª Gaveta - Final feliz;
10ª Gaveta - E para terminar a história;

Deste modo era então possível aos/às alunos/as a construção de uma história utilizando um método diferente que os ajuda a estimular a sua criatividade, uma vez que as histórias produzidas são muito engraçadas.

As Estagiárias

Caixa de Histórias - Materiais III

(Materiais para a construção das Histórias - Caixa de Histórias)

Caixa de Histórias

Certo dia ao acordar, a Escova de Dentes Mágica que vivia num armário pequenino, vermelho e azul teve uma missão para cumprir, que era: avisar o Pente que a Escova de Dentes não precisa de ser penteada.

A missão passou-se no candeeiro no tecto que era verde e pequenino. A Escova de Dentes Mágica estava no candeeiro e apareceu para atrapalhar o Secador que se ligou e empurrou a Escova de Dentes Mágica.

Para a salvar apareceu o Champô de Morango e ajudou a Escova de Dentes Mágica a não cair, com ele trouxe a Janela que deixa entrar os Duendes da salvação das casas de banho. Quando os Duendes entraram pela janela e subiram pelo fio do Secador para o candeeiro para o desligarem para que a Escova de Dentes Mágica não caísse.

Para comemorar vão todos no Tapete Mágico fazer uma viagem para darem a volta ao mundo.

Antes da viagem o Secador, muito arrependido, pediu desculpa à Escova de Dentes Mágica e ao Champô de Morango.

Com pasta de perlimpimpim a história chegou ao fim.

(História criada pelo 3ºB - Dinamização: Estagiárias do Curso de Animação Cultural e Educação Comunitária)

Caixa de Histórias - Materiais II


(Cartas de apoio à construção de Histórias - Caixa de Histórias)

Caixa de Histórias

História do Pente Trapalhão

Numa bela manhã o Pente trapalhão que era, pequeno, azul, rosa e roxo vivia na banheira que era branca, rosa e amarela estava a passear pela casa de banho.

Nessa mesma manha recebeu uma missão, ajudar a Esponja a fazer as pazes com o Sabonete Fantástico, porque a Esponja pregou uma partida ao Sabonete e ele ficou com muito medo e assustado porque pensou que ia cair ao chão.

A missão passou-se no tapete que era roxo, rosa e amarelo. Este tapete era muito especial, tinha um poder mágico que era voar.

Enquanto a missão estava a ser resolvida, de repente apareceu o Cesto da Roupa suja que veio atrapalhar, porque não queria que todos ficassem amigos.

Apareceu a Esfregona Brilhante que veio ajudar a que todos ficassem amigos, mas para isso, trouxe consigo a chave que abre a porta para o mundo da amizade. Só assim foi possível resolver a missão, a Esponja e o Sabonete Fantástico ficaram amigos e ainda convidaram o Cesto da Roupa Suja para ir fazer uma viagem no tapete mágico até França, Serra da Estrela e Porto.

História contada, gavetas fechadas!

(História criada pelo 1º A - Dinamização: Estagiárias do Curso de Animação Cultural e Educação Comunitária)

Caixa de Histórias - Materiais I

(Cartas de apoio à construção de Histórias - Caixa de Histórias)