sábado, 5 de dezembro de 2009

AMI - A Luz da Sabedoria



«... Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura (...)» (1)


   Um blogue de uma Biblioteca deve ser, também um espaço de cidadania, no seus aspectos mais combativos pelo valor humano, e também dar um olhar, simples pinceladas de pessoas que conseguem na sua vida revelar-nos como esta é uma só Humanidade, feita de olhares diferentes. A confirmação de que além dos horizontes e das geografias, são as pessoas, o que realmente importa.
   Fernando Nobre dispensa apresentações. Fundou justamente há vinte e cinco anos a AMI, Ajuda Médica Internacional. Com esta ideia tem ajudado a diminuir o sofrimento e as mais evidentes carências de pessoas que em diferentes partes do mundo são atingidas por catástrofes naturais ou vítimas da accção desumana que o homem em tantas locais desprotegidos pratica. Viaja pelo mundo, entre continentes de órfãos e famintos, onde tenta resgatar vidas de um mundo tantas vezes absurdo.
   Olhando para estes continentes de sorrisos desolados parece-nos que esta miséria humana está tão longe dos portões com que abrimos os dias. Nas suas missões, nas suas palavras, nas suas ideias descobrimos que ele faz parte de uma galeria muito restrita que olhando para o mundo, parece já o ter compreendido há muito em abraços de gentileza e simpatia.
   Olhando para o seu exemplo, para a sua visão de uma dimensão humana da vida, as palavras de Natália Correia parecem ajustadas a estes raros que sabem amar o mundo.


«Creio nos anjos que andam pelo mundo,(...)
Creio nas lendas, nas fadas, (...)

Creio que tudo é eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,



Creio nos deuses de um astral mais puro
Na flor humilde que se encosta ao muro(...),


Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o amor tem asas de ouro. Ámen
.
» (2)



Para um melhor conhecimento e participação cívica do Projecto da Ami, basta aceder neste link.
Os passos de Fernando Nobre no seu blogue. Aqui


(1) Alberto Caeiro, O Guardador de Rabanhos
(2) Natália CorreiaÓ Véspera do Prodígio IV», in Sonetos Românticos


Imagens, in http://fernandonobre.blogs.sapo.pt/