segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

«Faça lá um Poema» - João Batista (4ºB)

                                                                
A Constança

A Constança é bela!
Apetecia-me pintar-lhe uma tela,
só para ela,
é o amor!

A Constança cheira a flor,
e é um amor,
eu estou a delirar,
sou um conquistador!

A Constança tem a pele macia,
eu amo-a,
queria beijá-la,
é o amor!

Imagem, in steveadams.com

Evocar James Dean

James Dean, em a Leste do Paraíso, onde se se iniciou a afirmação do rebelde incompreendido que luta por se afirmar no mundo do trabalho, trazendo plenas insatisfações do meio familiar. Construído a partir do livro de John Steinbeck, o filme de 1955 inaugurava uma nova densidade das personagens e em especial dos jovens. Filmografia que após «O Gigante» e antes do «Fúria de Viver» traria à tela os aspectos específicos dos jovens e como eles se relacionavam com o meio familiar e social.

Nasceu a oito de Fevereiro de  1931 no Indiana, marcou com a sua figura de rebelde a iconografia das décadas seguintes com a sua famosa «live fast», pressuposto de um sonho em cada dia. A brevidade da sua vida alimentou um mito que nos coloca ainda hoje questões importantes relacionadas com o indivíduo e a sua integração na sociedade.

Imagem,  East of Eden de Elia Kazan
in coffeebreakz.blogspot.com

Leituras...


«A verdadeira felicidade encontra-se nas coisas simples e aparentemente banais. Mas para estar consciente das coisas pequenas e tranquilas, é preciso estarmos tranquilos no nosso interior. É preciso um nível elevado de atenção. Esteja tranquilo. Observe. Escute. Esteja presente. Esteja consciente dos vários sons subtis da Natureza- o som das folha a esvoaçar ao vento, o som das gotas de chuva a cair, o zumbido de um insecto, o cantar de um pássaro ao amanhecer.» (1)



(Eckhart Tolle e Patrick McDonnell deram à estampa um livro que nos dá uma lição de vida sobre as coisas simples e como o quotidiano, no seu tempo presente é a nossa mais importante realidade, o nosso verdadeiro futuro. Observando o que nos rodeia, estanto atento às cores, sons e animais podemos melhor enfrentar a vida. É uma BD que reflecte sobre o comportamento animal, mas também o humano. É um livro de uma imensa sensibilidade, uma porta de alegria para a maravilha que é a vida. Para um melhor conhecimento de  Patrick McDonnell, o autor de Mutts, aqui fica o link). Daqui.

(1) Guardiões do Ser, Eckhart Tolle, Patrick Mcdonnell, Pergaminho, (págs. 10,12.14 e 16)