quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Apresentar um Livro - Profº Luís Campos

Três Chávenas de Chá, Greg Mortenson e David Relin


«O nosso clamor é um vento forte que atravessa a terra.» (1)

   Ouvimos e vemos demasiadas vezes notícias que nos relatam  a pobreza extrema, as doenças de que sofrem milhões de pessoas neste planeta. Assistimos hoje a mais um indigno atentado suicida no Paquistão contra mulheres e crianças. Sentimos em vastas zonas do globo  a indiferença para com a vida em actos de extrema violência. Observamos como o analfabetismo tem sido aproveitado em Países como o Afeganistão ou o Paquistão para convocar crianças para  o absurdo.
   Existe alguma forma de superar esta epidemia do espírito, esta doença que ameaça o coração do Homem?
   Um alpinista americano, Greg Mortenson, ao escalar o K2, a segunda maior montanha do Planeta conheceu num povo quase desconhecido a sua hospitalidade e a sua cultura tão antiga. Nos territórios do fundamentalismo islâmico, entre os caminhos da Al-Kaeda e dos Talibãs, em horizontes de esquecimento, um homem tentou estabelecer o contacto entre mundos tão diversos.
  Entre o Paquistão e o Afeganistão um homem procurou construir a paz com o desenvolvimento comunitário, com a instrução. Com a ideia de criar escolas, especialmente para meninas, criou uma resposta generosa e inteligente. Onde tantos parecem apenas ver a guerra como resposta à intransigência, um homem conseguiu fundar o Insituto da Ásia Central, uma ONG, para apoio a pessoas que em locais esquecidos procuram lutar contra o vazio dos madraçais e das ideias intolerantes de que se alimenta o terrorismo.
    É uma imensa lição. Uma recompensa visível no sorriso brilhante daquelas crianças que nos ensina que só de olhos abertos se pode intervir no mundo. É uma lição que nos ensina o valor da solidariedade para cada dia, que é o nosso futuro e o reconhecimento de que a alfabetização e o conhecimento podem transformar o quotidiano e ajudar a evoluir a organização social de comunidades.
   É um livro que nos envolve com o mais importante, a vontade, a determinação de cada homem. Um livro  que conta uma história real e que comprova mais uma vez a ideia de que as mudanças têm de passar sempre pelo individual, pois cada um de nós representa «o resto da humanidade», nas palavras esclarecidas  de Krishnamurti.


     Se este tema te interessa procura saber mais em http://www.threecupsoftea.com
 (1) A Canção de Guerreiro do rei Gezar, 
in Três Chávenas de Chá, Pág. 313
Imagem, in http://www.gregmortenson.com