segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cecília Meireles

Repara na canção tardia
que timidamente se eleva,
num arrulho de noite fria.

O orvalho treme sobre a treva
e o sonho da noite procura
a voz que o vento abraça e leva.

Repara a canção tardia
que oferece a um mundo desfeito
sua flor de melancolia.

É tão triste, mas tão perfeito,
o movimento em que murmura,
como o do coração no peito.

Repara na canção tardia
que por sobre o teu nome, apenas,
desenha a sua melodia.

E nessas letras tão pequenas
o universo inteiro perdura.
E o tempo suspira na altura

por eternidades serenas.


Cecília Meireles, «Serenata», in Da Viagem (1939)
Imagem, in folhademinasgerais.blogspot.com


(Será destacada como o autor do mês nas Bibliotecas do Agrupamento durante o mês de Maio. Nos cento e nove anos do seu nascimento, uma simples evocação de uma das grandes poetisas do século XX).

Transparências da Alma - Apresentação na EB 2, 3 Mem Ramires


Escrever não é fácil. Escrever poesia é muito difícil. Mostrar a poesia que se escreve é, além de delicado, um acto de coragem. Mas a coragem, a força, o ânimo, o entusiasmo e o arrojo só são possíveis quando algumas pessoas estão ao nosso lado. E foi graças a essas pessoas que este livro nasceu! Das palavras do seu autor vê-se o seu retrato, porque nelas estão espelhadas várias situações vividas em diferentes fases de uma vida bem cheia. Das palavras do seu autor nasceu este livro de poemas que mais não são do que fragmentos de memória, pedaços da sua própria existência, transparências da sua própria alma.

É, pois, através da palavra poética que o autor se mostra: despido de vergonha, ausente de receios, capaz de mostrar aquilo que ao longo de toda uma vida foi guardando nos mais diversos suportes de escrita.

Neste livro que agora nasce, nasce também um libertar dos sonhos, pois é de diferentes temáticas que este livro vive: do sonho, do medo, da morte, da natureza, da ausência, do amor, em suma, da vida!

José Luís Cordeiro apresenta na próxima quarta-feira, no auditório da  EB 2, 3 Mem Ramires, pelas dezoito horas o seu recente livro Transparências da Alma. É um escritor natural de Santarém, com formação em Línguas e Literaturas Modernas, sendo igualmente professor de Língua Portuguesa no Agrupamento de Escolas José Relvas, em Alpiarça, onde desenvolve – em parceria com outro docente – um projecto de escrita criativa e lúdica.

Aqui deixamos o convite para conhecer pela sua voz este escritor e as suas palavras.