sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ilustrarte

Inicia-se hoje no Museu da Electricidade, a 4ª edição da Ilustrarte (Bienal Internacional de Educação para a Infância). Na presente edição a vencedora, já anunciada é a ilustradora belga Isabelle Vanderabeele, cuja obra se destaca pela sua técnica de criar ilustrações a partir de xilogravuras. 

Foram ainda destacados os trabalhos de Martin Jarrie e a dupla italiana Alessandro Lecis e Alessandra Panzeri. Na selecção oficial integraram-se ilustradores portugueses como Gémeo Luís, André Letria, Daniel Lima, Teresa Lima, Ana Sofia Gonçalves e João Vaz de Carvalho. 
Nesta edição da  Ilustrarte os visitantes poderão ainda assistir a uma exposição onde serão destacadas as obras de Luísa Ducla Soares e do ilustrador alemão Wolf Elbruch. Para conhecer o programa e os detalhes, ver aqui. Uma oportunidade para conhecer a ilustração para a infância. Em Belém, até 4 de Abril.

Nelson Mandela

«(...) E um povo/de homens recém-criados ainda cor de barro/ainda nus, ainda deslumbrados» (1)


(Demasiadas vezes caminhamos por estas linhas com ideias e pessoas que estando connosco, já não habitam o quotidiano destes dias. Hoje temos a oportunidade de falar de uma figura que nos devolve a dignidade da humanidade que em tantas ocasiões perdemos. Falamos de Nelson Mandela.

Há vinte anos, a onze de Fevereiro de 1990 (justamente ontem), era libertado de uma prisão de longas décadas, um homem que tinha oferecido a sua vida para resistir à segregação racial e lutar por um regime onde os negros tivessem acesso a direitos sociais, económicos  e políticos. Sentenciado a prisão perpétua em 1964, Mandela lutou convictamente por uma África do Sul onde diferentes raças tivessem uma oportunidade de contribuir para a formação de um País diferente e mais justo. 

A grandeza de Mandela está nessa visão de raros homens que compreendem que a unidade se constrói na diversidade. Prémio Nobel em 1993, chegou a Presidente da África do Sul no ano seguinte. Ao contrário de tantos políticos, que em diferentes geografias se cristalizam na obsessão pelo controle do poder, Mandela preocupou-se em unir o País, sem pretensões de manter esse vazio de circunstância que tantos admiram.

Mandela é ainda a nossa esperança. A de que ainda se pode acreditar em ideias dignas, capazes de transformar o futuro. A concretização nos homens de uma ideia de Ser comum a toda a Humanidade. É por fim a ideia reconfortante, tantas vezes apagada dos manuais, de que o papel do homem, da sua individualidade na História são essenciais para a mudança.

Invictus, é a narrativa da inteligência e da humildade de um homem que na presidência de um País com ódios e rivalidades antigas, procurou pelo desporto cimentar uma união para toda a comunidade. A chegar aos cinemas, numa adaptação de Clint Eastwood. Conferir aqui os pormenores da sua apresentação.



(1) Sophia, «Descobrimento», in Coral
Imagem, in diariocultural