segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vinte Anos da Queda do Muro

   O Grupo Francês de Teatro de Rua Royal de Luxe celebrou nas ruas de Berlim, a melhor forma de se comemorar a queda de um muro, de qualquer muro, como barreira à união entre as pessoas, à sua humanidade. Uma festa de cor, imaginação e talento em que duas grandes marionetes se reunem num abraço difícil, mas feliz de reencontro.






Emprestado daqui, onde podes ficar a saber mais sobre projecto muito especial.


O Muro de Berlim



  O Muro de Berlim é um dos marcos mais importantes da História Contemporânea, pois simboliza a divisão da Alemanha após o fim da segunda guerra mundial, mas é sobretudo um símbolo de um período e de uma divisão mundial entre dois blocos e dois modos de ver o mundo.
 Até 1961 os habitantes de Berlim, os Berlinenses tinham acesso a circular livremente dentro da sua cidade. Fruto da guerra fria e da migração dos habitantes de Berlim Oriental para ocidente, aquela iniciou a construção de um muro a treze de Agosto de 1961.  A sua construção dividiu ruas, prédios, separou famílias em poucas horas, tinha torres electrificadas, protegidas com arame farpado e vigiava todo o seu extenso espaço com cerca de trezentos postos guardados por soldados.
 O Muro representou o pior de um mundo que não respeitava a liberdade individual das pessoas, a sua humanidade perante um Estado policial que segregava os seus cidadãos. 
Os anos oitenta assistiram ao colapso de uma sociedade que impedia o indivíduo de participar criativamente na organização do seu presente. A ideia de que o Estado poderia regular, tudo, do nascimento à morte veio confirmar o absurdo de um modelo social e político. Os suportes dos regimes a leste, apoiados numa indústria obsoleta e excessivamente ligada à produção de equipamentos militares não souberam resistir às mudanças que foram surgindo. Da União Soviética, à Polónia e à Hungria o sistema socialista revelou-se incapaz de impedir uma mudança.
 A 9 de Novembro de 1989, o mundo assistiria à queda de um muro, consequência da vontade de tantos alemães a leste de se mudarem para a parte oeste, processo que se verificou incontrolável.       
 O fim do muro representou o fim de uma hostilidade entre dois blocos e a abertura para um mundo mais livre e mais participativo. Em 1990 as duas Alemanhas iriam-se juntar formando um único País. 
 Importa não esquecer que existem ainda hoje muitos muros para abater, bem difíceis de eliminar, aquele que separa vizinhos e pessoas, que Benjamim Disraeli no século XIX tão bem enunciou:
 « Duas nações entre as quais não há relacionamento, nem simpatia; que ignoram de tal forma os hábitos, pensamentos e sentimentos da outra parte que parecem habitantes de planetas diferentes. Os ricos e os pobres.» (1)


(1) Benjamin Disraeli, citado por Jean- Pierra Lehhman