domingo, 25 de outubro de 2009

Apresentar um Livro - Profª Ana Cristina Oliveira



A Obra ao Negro,  Marguerite Yourcenar


   Mudou a minha vida ou melhor vai mudando porque volto a lê-lo em cada década que passa, após os verdes vinte anos. É a entrada num túnel, naquele tal túnel sem saída que percorremos no tempo da nossa existência. É o pulsar de um coração em vertigem contínua, envolto em branco e negro, navegando entre a dicotomia - vida e morte. 
   É a contradição que caracteriza o alvorecer RenascentistaÉ uma pedra atirada ao charco do marasmo da existência, plena de dúvidas, de desvios, de luz e de trevas. É um cair e erguer à vez, é uma questão de honra e desonra, é um negro oferecido no luto de um discurso claro, histórico e objectivo. É a cicuta de Sócrates, bebida até á última gota, após a renúncia à fuga, é a vida de Yourcenar levada às últimas consequências, é a história de um homem de ontem que se repete incessantemente hoje e em última análise é a nossa impotência/passividade perante os acontecimentos que controlam a vida e aos quais atribuímos a culpa a outrem ou ao prodigioso destino.


20º Festival Internacional de BD


   Decorre até dia oito de Novembro em diferentes espaços do concelho da Amadora o 20º Festival Internacional de Banda Desenhada . A edição deste ano faz a comemoração dos cinquenta anos de  Astérix. 
  Participam autores de diferentes países (franceses, italianos, canadianos e polacos). Será dado grande destaque à BD de origem portuguesa como sejam os maia antigos como José Garcês ou José Ruy ou os que no ano antrior receberam prémios nacionais como Rui Lacas ou António Jorge Gonçalves.
  De salientar ainda a referência ao grande divulgador da BD que foi Vasco Granja e o centenário do nascimento de Adolfo Simões Müller como dinamizador na divulgação de títulos periódicos no início do século vinte.

Festa da Marioneta

 
   A decorrer a 3ª edição do Festival da Marioneta. Promovida pela ArtemRede - Teatros Associados promove diferentes espectáculos. Este género de teatro ao lidar com objectos inanimados vem aumentando a sua capacidade criativa, conseguindo atrair novos públicos.
  Esta 3ª edição integra diferentes companhias nacionais e internacionais, concretamente sete, Destaque para a participação destacada do Teatro de Marionetes do Porto. Saliente-se igualmente o belo cartaz da autoria de Fátima Afonso feito para esta Festa.
   Destacamos em Santarém, nos dias 3 e 10 de Novembro, respectivamente os espectáculos TOC-TOQUE e PALAVRAS DE CARAMELO pelos grupos La Compagnie du Petit Monde e os Títeres de Maria Parrato. 

Nota de Abertura

  «A palavra escrita ensinou-me a escutar a voz humana.». (1)


   Palavras Tecidas pretende ser um blogue que procura reflectir sobre os sentidos, tons e linhas das palavras, a matéria-prima dos livros. Este espaço procurará ser nos próximos meses um lugar, um ambiente de comunicação onde se descrevem sonhos relativos  à natureza humana. Fazemos parte de uma espécie que utiliza a palavra para se exprimir, para como diz António Lobo Antunes «estar mais perto do coração da vida».
     Exprimimos com a palavra o que somos, as emoções que transportamos tentando dar sentido à aventura humana. É assim, também pelos livros que medimos a memória dessa ambição de tocar a beleza e a liberdade. Os livros são pois companheiros de uma viagem longa, atribulada, inconstante e desconhecida feita por todos nós, quase sempre num estado de incerteza como as crianças sem saberem muito bem onde poderemos chegar. Conduzimos pelos livros uma imensa aventura onde procuramos acrescentar uma linha, um verso, um traço,  uma palavra à fantástica aventura da vida. Lemos assim para que possamos renascer todos as manhãs. 
   Falaremos aqui do universo das palavras e dos seus operários, os escritores, «ilhas fraternas de ternura», nas palavras iluminadas de Lobo Antunes, no sentido de que mais possam ler, questionar, escrever. Este é  assim um projecto de uma comunidade educativa que procura partilhar leituras, trocar ideias reflectir sobre a experiência humana, escrevendo sobre o grande dever do Homem, o sonho, como o sugeriu Fernando Pessoa. 
   Ao ser um blogue de um Agrupamento de diferentes ciclos daremos uma amostragem para esses diferentes públicos de livros e actividades de diferentes contextos. Sugerimos como primeira proposta a de que professores, educadores, funcionários e encarregados de educação apresentem brevemente um livro que tenha tido para eles um significado especial, pela ideia, pelo espaço, pelo tempo ou prazer de leitura.
   Agora que se inicia este projecto, deixamos aui um palco, uma breve luz onde o Homem e a sua humanidade, o seu conhecimento, as suas emoções serão o elemento aglutinador a dinamizar neste projecto de leitura e escrita.


(1) Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano