sábado, 28 de novembro de 2009

Memória e Cidadania



 Nas sociedades democráticas, a informação e o conhecimento são instrumentos essenciais para permitir que os cidadãos, homens, mulheres e jovens possam reflectir sobre o seu quotidiano e participar com as suas opiniões, o seu entusiasmo na construção de cada comunidade. 
 Neste sentido a constituição de fundos de memórias que comportem imagens que fotografem a nossa realidade presente e passada é muito importante para a própria construção da cidadania. Ou seja, a iconogarfia, a literatura, os cartazes, os hábitos, modos de vida social.
 A disposição desta informação é essencial par tornar a sociedade mais próxima de uma opinião fundamentada, indispensável para uma participação cívica.
  A Koninklijke Bibliotheek (A Biblioteca Nacional da Holanda), A Openbare Bibliotheek de Amsterdam (Biblioteca Pública de Amesterdão), A  Rotterdam Bibliotheek (Biblioteca Pública de Roterdão) e o Stadsarchief en Deventer (Serviço de apoio às Bibliotecas na cidade de Deventer) uniram-se para criar uma extensa memória da cultura holandesa. A saber, a literatura infantil entre 1810 e 1950. 
 Destaque igualmente para a vida política e social da Holanda, com inclusão dos cartazes de figuras tão importantes como os Fugger ou a turbulência vivida durante o século XX. 
 Para os que pretenderem conhecer este grande espólio, basta clicar aqui.