terça-feira, 17 de novembro de 2009

Leituras ...



«Com a ponta dos teus ramos chegarás à abóbada celeste e sacudirás o tronco invisível que sustém a lua, fazendo cair sonhos novos a nossos pés como flocos de neve tépida.» (1)


  É um livro raro. Uma prenda oferecida à imaginação, um conto de fadas onde todos, jovens e adultos podem descobrir em linhas de poesia o encanto e o deslumbramento.
  É um livro que nos conta a história de Jack. Um menino que nasce no dia mais frio de sempre e para poder viver recebe um relógio de madeira que é colocado no seu peito para ajudar a funcionar o seu coração. Jack sobrevive, mas o seu coração não sobreviverá às emoções mais fortes. O amor não lhe é recomendado, é mesmo um perigo, a maior das imprudências. Viverá ele então uma vida tranquila, isenta de perigo, cuidando do seu coração de madeira?
  Jack conhece uma pequena cantora de rua e o seu coração, o verdadeiro e o mecânico ficam deslumbrados. E ele não resiste. Viverá entre o sonho e a realidade, a imaginação e o quotidiano onde conhecerá a beleza, o encanto, mas também a crueldade do amor.
  É um livro lindo, único, onde revivemos a magia de nós próprios, esse País da Fantasia onde se mistutram sonhos e realidade. A Mecânica do Coração é uma abordagem imaginativa, fascinante a esse universo tantas vezes esquecido, mas que permite transcender a própria vida.
  Mecânica do Coração é uma aproximação para os adultos, a uma reconquista intemporal no sentido que Lewis Caroll fez para os mais jovens, em Alice nos País das Maravilhas. Um outro lado do espelho onde revivemos em personagens tão distantes e próximas, como Artur, Anna ou Luna a existência humana coberta pela ternura do sonho impossível. 
  Um livro a descobrir, a ler e a partilhar. Um livro para nos embalar e reconfortar «como uma lareira numa noite de Inverno», nas próprias palavras de Jack.