sexta-feira, 30 de outubro de 2009

«O que se vê no ABC»


«A imaginação é mais importante que o conhecimento. Porque o conhecimento é limitado ao que agora sabemos e compreendemos, enquanto a imaginação abarca o mundo inteiro e tudo aquilo que alguma vez poderá vir a conhecer ou a compreender.» (Albert Eisntein)


   A Galeria Sala de Papel da editora O Bichinho de Conto (espaço de encanto) inaugura a partir de hoje e até dia vinte e três de Dezembro uma exposição da ilustradora Danuta Wojciechowska, sendo o tema da mesma «O que se vê no abc».
   Esta ilustradora, de origem canadiana, tem trabalhado na ilustração de muitos projectos de literatura infantil, tendo recebido vários prémios de ilustração. A saber, em 1999, 2000, 2001 e 2002. Desde 1984 que trabalha em Portugal e foi candidata em 2004 ao prémio Hans Christian Andersen.
   Actualmente além da ilustração de livros dedica-se ao seu projecto Lupa Design, um atelier de ilustração, design e cenografia. Esta mosta desta ilustradora decorre em Casais Brancos, perto de Óbidos, num abrigo para a imaginação.
   Deixamos aqui como inspiração o folheto promocional.

Apresentar um Livro - Funcª Fernanda Pinto





 Os Ovos Misteriosos, Luísa Ducla Soares


   Olá! Para os que não me conhecem, chamo-me Fernanda Pinto, sou Auxiliar de Acção Educativa e trabalho na Biblioteca da Escola dos Leões. Venho dar-vos a conhecer e recomendar a leitura  do livro: «Os Ovos Misteriosos», da escritora Luísa Ducla Soares.
   Escolhi este livro que é recomendado para o 1º Ano, mas penso que todos nós nos identificamos com ele. Conta a história de uma mãe «galinha» que teve muitos filhos, todos diferentes (um papagaio, uma serpente,...), mas só um filhote era o dela. Mesmo assim gostava deles todos da mesma maneira. É uma história muito engraçada, que vale a pena a ler, reler e explorar temas como a Amizade a Solidariedade, os animais, as diferentes nacionalidades, etc.
   Eu identifico-me com a história, porque trabalho com muitos meninos, todos diferentes, mas gosto de todos e trato-os como se fossem meus filhos também.
   Leiam este livro sozinhos, com os vossos pais ou amigos e vão ver que irão gostar!

Apresentar um Livro - Profª Alice Santos



Queimada Viva, Souad


   Este livro é um testemunho comovente e aterrador de uma mulher que, por ser isso mesmo, Mulher, sofreu barbaramente por motivos culturais e religiosos.
   Estes comportamentos violentos e absurdos de ordem religiosa e cultural afectam milhares de mulheres e levam ao sofrimento silencioso e à morte.
   É um testemunho verdadeiro de uma mulher, Souad.  Esta com dezassete anos apaixonou-se e ficou grávida. O problema foi ela viver na Cisjordânia onde um acontecimento deste é considerado um atentado à honra da família, desencadeando tratamentos bárbaros até à morte.
   Os relatos desta mulher, que escapou por milagre a morrer queimada, deixam-nos desarmados e incrédulos perante as atrocidades que o HOMEM em nome da religião e da honra é capaz de fazer.