Um vídeo de Ken Robinson coloca-nos questões importantes sobre os fundamentos e modos como os sistemas educativos têm sido organizados. Para reflectir.
Aqueles dias tecidos que tinham um ar de fantasia quando vieram brincar dentro de mim (Sophia)
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
As Bibliotecas e os Meios Tecnológicos
Os últimos vinte anos viram nascer gradualmente a utilização de ferramentas tecnológicas que nos trouxeram a possibilidade de chegar ao contacto com o mundo de uma forma muito mais rápida e interactiva no contacto com a informação. Esta aproximação aos media em contexto educativo permitiu delinear novos campos, como sejam a promoção do trabalho colaborativo, a experimentação, a capacidade reflexiva e a integração das Literacias da Informação e Digitais.
A Biblioteca apresenta-se assim como uma estrutura que faz a gestão da informação, ajudando a uma construção do conhecimento suportada numa utilização adequada e criteriosa dos meios tecnológicos. Longe de ser apenas um espaço que oferece recursos, a Biblioteca ao utilizar os meios tecnológicos pode aproximar-se dos seus utilizadores e dar resposta aos factores que trazem os media aos jovens (os novos tempos e espaços das famílias; os novos ritmos sociais; a urbanização; as condições de vida).
Numa Biblioteca Escolar, os meios tecnológicos permitem apoiar o currículo em diferentes modos, pela abordagem que dão ao processo educativo na construção de recursos. As Bibliotecas Escolares actuam nas Literacias de Leitura e Informação pela divulgação que fazem da informação e das actividades em que promovem as capacidades leitoras dos seus alunos. E envolvem-se em parcerias, trocas de ideias e promoção e divulgação de actividades em comunidades nacionais e internacionais, assegurando à Biblioteca Escolar uma componente de grande dinamismo local.
Mas existem questões por resolver que poderão limitar profundamente esta transformação.
1º - A desejada transformação pelos recursos implica uma análise cuidada do que se poderia chamar os aspectos simbólicos. Isto é não ficar apenas no horizonte tecnológico, mas cuidar da ideia, do processo metodológico. É indispensável pensar na relação que jovens e adultos, alunos e professores têm com os media e como os integram no seu quotidiano educativo e escolar.
2ª - As ferramentas tecnológicas são um recurso, uma estratégia e uma oportunidade de fazer evoluir a escola para campos novos. Mas existem questões por resolver que poderão limitar profundamente esta transformação. A escola continua amarrada a um modo de funcionamento, essencialmente vinda do passado, muito hierarquizada que não responde aos deafios que o mundo coloca. A tecnologia por si só não oferece as oportunidades de transformação, limitando as possibilidades dos indivíduos de se afirmarem no seio das organizações.
Entre Tecnologia e Cultura, os meios tecnológicos necessitam que o sistema educativo dê uma oportunidade à imaginação. Com uma demografia em queda, nos países desenvolvidos, com as crises financeiras do capitalismo mundial, a escola necessita de uma ideia nova. Segundo a Unesco, nos próximos trinta anos, irá estudar mais gente através do sistema formal educativo no mundo, do que desde o princípio da História. Os recursos tecnológicos, se estruturados com metodologia poderão criar uma oportunidade para mudar o sentido da aprendizagem tornando os indivíduos críticos aos processos que vivem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)