quinta-feira, 29 de outubro de 2009

50º Aniversário de Asterix




   A Banda Desenhada Asterix foi criada por René Goscinny e Uderzo há cinquenta anos, justamente a vinte e nove de Outubro de 1959. A primeira aparição foi apresentada na Revista Pilotee e o sucesso tem sido imenso ao longo destes cinquenta de anos. Já foram publicados mais trinta álbuns, fizeram-se várias adpatações ao cinema assim como foram colocados à venda imensos produtos relacionados com os heróis da aldeia da Gália. Foi ainda criado um parque temático para ilustrar a magia de Asterix, Obelix e amigos.
   O divertimento de Asterix passa pela forma criativa de uma aldeia a resistir ao domínio romano. Obelix, amigo de Asterix, com uso da sua força sobre-humana e Panoramix, o druida lutam magicamente contra os «loucos» romanos. Asterix usa uma linguagem que atraiu todos os seus leitores, assim como as referências feitas ao próprio século XX nas diferentes características dos povos que entram nos diferentes álbuns.
   Asterix é no entanto muito mais que uma divertida história de quadradinhos. Asterix e a aldeia na Gália são a representação da França, do seu orgulho como País, da sua cultura a tentar resistir num mundo comtemporâneo onde o império anglo-saxónico dominava já claramente.
   Hoje, talvez não seja excessivo dizer que Asterix representa a humanidade no sentido da individualidade de comunidades que se apresentam diversas perante um mundo global. Falta-nos a poção de Panoramix e é por essa universalidade alcançada que Asterix é uma das grandes contruções de ideias do século passado.


Imagem in, evaldolima.blogspot.com