segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Leituras...

(...) E ao lerem os meus versos pensem
Que sou qualquer cousa natural -
Por exemplo, a árvore antiga
À sombra da qual quando crianças
Se sentavam com um baque, cansados de brincar,
E limpavam o suor da testa quente
Com a manga do bibe riscado. (1)

«Não, não é mais uma Antologia de Fernando Pessoa, nem se trata de uma nova editora em Portugal. São treze poemas, treze poemas de Pessoa ortónimo e heterónimo, ilustrados por Pedro Proença e publicados pela Faktoria K de Livros, uma nova chancela da Kalandraka Editora Portugal. São treze poemas que inauguram a colecção Treze Luas em português, colecção essa que vem reforçar a das Treze Lúas, da Faktoria K de Libros, e que assim, conjuntamente, prosseguem esse ideal de multiculturalidade tão caro ao projecto Kalandraka.» (2)

(1) Alberto Caeiro, «Eu Nunca Guardei Rebanhos»
in Fernando Pessoa (Antologia Poética) - (2) do Prefácio

Inauguração da Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento



A Biblioteca da Escola sede do Agrupamento (2º e 3º Ciclos) irá hoje, pelas dezasseis e trinta realizar a sua inauguração oficial. Ao longo do dia a escritora Ana Maria Magalhães tem estado com um conjunto de alunos que estudaram algumas das suas obras. Será feita uma pequena representação teatral e haverá um contacto com a autora e uma sessão de autógrafos.

Na escola sede foram estudadas as obras da autora, a saber, Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, Uma Aventura na Amazónia e Quero ser actor. O Pré-Escolar analisou com os seus alunos o livro digital, A Joaninha Vaidosa.
A breve prazo documentaremos visualmente a inauguração da BE.