sábado, 17 de abril de 2010

No Cume do Annapurna

«Porém, até tentarmos, pouco conhecemos do quanto de incontrolável existe dentro de nós, ultrapassando glaciares e torrentes,...(1)

João Garcia, um alpinista português, conseguiu hoje alcançar o cume do Annapurna, uma das catorze montanhas do planeta com mais de oito mil metros. Apenas nove pessoas no mundo conseguiram escalar, sem oxigénio artificial este conjunto de fortalezas naturais. Para o cumprimento do seu sonho João Garcia iniciou a sua aventura pelos Himalaias em 1993, quando chegou ao cimo do Cho Oyu, a 8201 metros, entre o Nepal e o Tibete.

As notícias não lhe deram grande destaque. Alguns dirão que o caso é..., relativamente relevante. Outros pensarão que subir uma montanha é uma actividade interessante, revela uma noção de risco e habilidade, uma certa coragem, mas enfim, será o equivalente a um feito desportivo. Puro engano.

A acção de João Garcia é uma iniciativa de longo curso, reveladora de persistência, audácia, planeamento, organização, sentido de risco, crença pessoal nas suas capacidades, a afirmação do espírito e da imaginação que ultrapassa um mundo que vive sentado. A acção de João Garcia é um desafio à contemplação da liberdade e da beleza humanas, onde ela é mais difícil. É, sobretudo a vontade de acreditar e concretizar um sonho. Nesse sentido é um grande, um imenso feito.

(1) John Muir, Mountains of California
Imagens, in http://www.crystalmouintaintreks.com