sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Lenda de São Jorge

O Dia vinte e três de Abril está associado em muitos Países a uma tradição distante que junta o imaginário medieval, as lendas do Imperio Romano tardio onde o cristianismo se afirmava como uma religião na Casa dos Césares e ainda a mitologia dos povos nórdicos, nomeadamenteb na Islândia e Germânia. Trata-se do Culto de São Jorge.

Integrado como patrono de diferentes Países e cidades do mundo, representa a luta e a coragem contra a adversidade e o perigo, ou ainda a crença num ideal de fé. O culto de São Jorge chegou a Portugal com a conquista de Lisboa em 1147 e o seu imaginário esteve presente em Aljubarrota.

Na Catalunha, desde o século VIII, o seu culto está muito consagrado em diferentes monumentos, tendo desde o século XIV as festas populares integrarem esta figura do cristianismo. O dragão aparece aqui como uma criatura capaz de realizar actos malevolos a uma princesa, tendo São Jorge a capacidade de o enfrentar e vencer e revelar a força da sua fé.

Hoje, na Catalunha junta-se esta tradição ao livro, oferecendo-se uma flor a quem compra um livro. Desde o século XIV que se festeja a A Feira das Rosas e assim actualmente tenta-se conciliar estes dois elementos. Justamente o amor visto na acção corajosa do guerreiro cristão ao livro como um elemento de cultura.

imagem, Alba Maria Rivera, San Jorge, el DragónY los Libros
in http://bellocstudio.com