quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Apresentar um Livro - Profª Josefina Ferreira



    Ainda Alice,  Lisa Genova


    Foi dos últimos livros que li.
  Este tema é para mim pessoalmente muito próximo e gostava de partilhar que gostei muito deste livro, porque apesar de conviver de perto com a doença, nunca sabemos bem o que pensam estes doentes. Quem sabe pouco ou não sabe nada ou acha que sabe muito sobre a doença, por favor leia este livro!!!
  O mundo de Alice é perfeito. Professora numa conceituada universidade, é feliz com o marido, os filhos, a carreira. E tem uma mente brilhante, admirada por todos, uma mente que não falha... Um dia, porém, a meio de uma conferência, há uma palavra que lhe escapa. É só uma palavra, um brevíssimo lapso. Mas é também um sinal de que o mundo de Alice começa a ruir. Seguem-se as idas ao médico, e por fim, a certeza de um diagnóstico terrível. 
Aos poucos, Alice vê a vida fugir-lhe. Amada pela família, unida à sua volta, é ela que afasta, suavemente arrastada para o esquecimento, levada pela doença de Alzheimer.
  Ainda Alice é a narrativa trágica, dolorosa, de uma descida ao abismo, o retrato de uma mulher indomável, em luta contra as traições da mente, tenazmente agarrada à ideia de si mesma, à memória de uma vida e de um amor imenso.
  Ainda Alice é o nome de um novo romance que retrata a vida de sucesso de uma professora universitária, até ao momento em que é diagnosticada com a doença de Alzheimer.
   Este livro recebeu o  Prémio Brontë 2008 e é uma obra de Lisa Genova. A autora é formada em Psicologia e doutorada em Neurociências por Harvard. Foi ainda investigadora em áreas como a depressão, a doença de Parkinson e a perda de memória. O seu interesse pela doença de Alzheimer começou quando a sua avó mostrou os primeiros sinais da doença. Interrogando-se sobre como se sentiriam as pessoas que a vivem, vendo o mundo desagregar-se à sua volta, decidiu escrever este romance.
   A venda de cada exemplar do livro reverte um euro para a Alzheimer Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário