quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Existência do País

"O fraco rei faz fraca a forte gente(...)" (1)

Os dias apresentam-se difíceis, cada vez mais visíveis na incapacidade de ser algo verdadeiramente decente. Um País que gastou milhares a consagrar as instituições soberanas da causa republicana, mãe das causas sociais e políticas do progresso humano e dos direitos sociais está perante a sua figura com a lucidez de sombras.

Não é verdade que um País, um homem, uma sociedade integre, viva o seu tempo. As instituições são o cimento da coesão da sociedade e o sistema político, se verdadeiro, se íntegro para com a sua função de serviço público não pode ser o refúgio, a justificação dos que na estabilidade, na permanência tornam toda a comunidade apaticamente passiva de uma crise moral.

Sem memória da história, entregue a uma Europa de burocratas que pensavam ser possível criar uma federação de estados sem qualquer constrangimento, apenas com a benevolência financeira da Alemanha, o País está mergulhado numa crise moral, onde qualquer direito é negociável e qualquer atitude usurária do bem público uma fatalidade. Os últimos anos foram a preparação desta crise onde o poder executivo e toda a sua justificação foi feita «à custa da credibilidade das instituições».(2)

Vive-se em Portugal, na casa das instituições do estado com a solidez da guarda pretoriana. A soberania já não é um valor de credibilidade ou de justeza. É possível estabelecer um contrato eleitoral e fazer o seu contrário. Como pergunta Helena Matos, «pode um pequeno país, entre as limitações da geografia e os azares da História sobreviver à incerteza de uma conduta que confunde a verdade com a inverdade?».(2)

É na fronteira da indignação que a greve do próximo dia vinte e quatro nos conduz. A resposta sendo pessoal deve-nos fazer reflectir contra este pensamento mágico que nos adormece sem brilho, nem graça.

(1) Luís de Camões, Lusíadas (Canto III)
(2) Helena Matos, Público (18 de Novembro de 2010)


Sem comentários:

Enviar um comentário