terça-feira, 28 de setembro de 2010

Semana dos Livros Proibidos

A ALA, Associação de Bibliotecas Norteamericanas, dinamiza durante estes dias, de vinte e cinco de Setembro a dois de Outubro, a Semana dos Livros Censurados. Iniciativa anual nos Estados Unidos, onde se pretende contrariar a censura de ideias e incentivar a leitura.

O que podem ter em comum livros tão diversos, como O Espírito das Leis de Montesquieu, As Aventuras de Huckleberry Finn e Harry Potter e a Pedra Filosofal? Foram livros censurados. A censura, praticada durante séculos pelos detentores do poder político e religioso é ainda em alguns contextos praticados por comunidades que se organizam em princípios muito rígidos da visão que têm do mundo.

O Livro é o objecto, a ferramenta que de um modo livro permite a formação de uma opinião, possibilita a capacidade de reflexão e oferece aos seus utlizadores a concretização de uma acção, de uma vontade.

Com esta iniciativa A ALA pretende premiar todos os que ofereceram o seu esforço e criatividade para fazer nascer em diferentes audências os manuscritos que lutaram pelas ideias que deram à humanidade a sua própria dignidade, onde a igualdade e a esperança permitem construir novos horizontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário