domingo, 30 de maio de 2010

Belavista - Uma Peça no Panos


Panos é um projecto que a Culturgest pelo quinto ano promove conciliando a dramaturgia mais recente e o teatro escolar ou juvenil. Cerca de quarenta grupos de jovens e adolescentes escolhem uma de três peças. Duas são originais portuguesas e outra é uma tradução do Connections 2009, que é um programa do National Theatre de Londres.

Belavista foi a escolha do grupo Animal para participar nesta importante iniciativa. Escrita por Lisa McGee, trata da concliação entre o real e o imaginado, no território da solidão urbana, onde as histórias são um recurso para superar as limitações do espaço de existência. Apresentado hoje em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor cumpre uma das etapas do Panos.

Lamenta-se apenas que a Câmara Municipal de Santarém pareça tão distante desta iniciativa pela falta de apoio que dá a um conjunto de jovens que procura pelo Teatro redescobrir-se e contribuir por ter uma participação activa na comunidade. Participação feita com inteligência e cheia de dádiva. Estranhos são os critérios das autarquias que pensam ser os cantores da moda nacional os grandes destinatários da promoção cultural de uma cidade. A estagnação e a paralisia de vontades não é estranha a esta atitude tão longe do essencial, capaz de alimentar o espírito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário