O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Jornal Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, que anualmente há vários anos destaca uma figura nacional que numa área científica ou cultural seja um exemplo e uma inspiração para todos.
No presente ano, o Prémio Pessoa foi entregue a D. Manuel Clemente, bispo do Porto.
D. Manuel Clemente é uma figura da Igreja que nela e fora dela tem procurado desenvolver uma atitude humanista e tolerante, onde se vislumbra uma profunda preocupação pelas questões da solidariedade e da exclusão social.
É um homem que tem procurado dentro da Igreja inscrever a cultura e as suas questões na abordagem à sociedade e na decifração do que são os portugueses como povo. Tem por isso no campo da História uma obra muito interessante, onde as questões da cultura e da arte estão presentes.
No momento em que faltam ao País instituições e pessoas capazes de mobilizar os cidadãos para uma ideia de serviço à conumidade, é essencial destacar pessoas que apelam em diferentes foros à responsabilização individual e à participação cívica. O seu próprio papel como bispo do Porto tem sido usado para levantar o ânimo a uma cidade a uma região que necessita de um estímulo para se reerguer das suas dificuldades no tecido económico e social.
Sendo uma figura da Igreja, e sendo a primeira figura do clero a receber esta distinção, certamente novas janelas se abrirão para que aquela instituição cada vez mais possa influenciar a discussão das questões e seja uma círculo de esperança para um País abandonado a uma ideia de futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário