segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ghandi (O melhor da nossa Humanidade)


«A verdade de um só homem continua a ser uma verdade a defender, uma liberdade a conquistar

Já aqui deixámos algumas palavras sobre um homem inesquecível que é difícil caracterizar e descrever em palavras, pois a sua dimensão é universal como poucos, de uma humanidade contagiante de simplicidade, luta e grandeza interiores. Justamente Mahatma Ghandi.

É sempre notável encontrar quem tentou fundar a liberdade contra a opressão, em caminhadas de lucidez, tranquilidade e luta abnegada por um ideal. Raramente encontramos o Homem, a Humanidade nessa individualidade capaz de enfrentar impérios estabelecidos derrotando-os pela demonstração da injustiça.

Ghandi conduziu uma Nação à sua Independência, mas mais do que isso transportou a consciência da Humanidade a níveis de carácter e de sobriedade que lhe deram o encanto, uma «eternidade» que sentimos perdida em tantos continentes, onde a ambição, a memória se tornaram os critérios de uma sociedade desumanizada.

Nos sessenta e dois anos do seu desaparecimento físico, Ghandi é uma das raras figuras da humanidade que nos concedeu a sorte de o conhecer em actos de imensa heroicidade que "sucessivas gerações dificilmente acreditarão que um homem de carne e osso desta dimensão alguma vez pisou esta Terra», como o disse Einstein.

Sem comentários:

Enviar um comentário