quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rómulo de Carvalho

Este também é um dia para destacar alguém que desempenhou na sociedade portuguesa um importante papel como homem de cultura, onde as ideias de generosidade, de humildade e de profunda sabedoria nos deixaram um legado de grande alcance.

Sim, há pessoas difíceis de substituir, pela dimensão que representaram no conhecimento que fizeram da ciência, da investigação em tão variados campos e como a difundiram a outros. Há pessoas que sabem pela poesia, na utilização das palavras denunciar não só as injustiças, mas a própria estupidez que tantas vezes cerca a humanidade. E fazê-lo com graça, com elegância, com inteligência.

Rómulo de Carvalho foi um professor de físico-química, um ilustrador de livros de história, um fotógrafo, um escritor, um investigador e um escritor. Foi ainda um importante poeta, de nome António Gedeão, no qual acendeu a palavra entre os conceitos biológicos e físicos da matéria e os da humanidade.

Foi essencialmente um homem que num tempo de obscurantismo nos trouxe o papel enriquecedor e transformador do saber. Ao dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica associa-se esta grande figura das ciências e das artes portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário