domingo, 17 de outubro de 2010

Do Reino da Simplicidade...

«Sobre o ranking das escolas, (...) digo apenas que a ele corresponde um grande título, [Como o Governo Sócrates ajudou a liquidar a escola pública].» (1)

Após anos de reflexão, o professor compreende o que os que viveram a desorganização da escola e a desconfiança absurda pelo seu trabalho foram sentindo quotidianamente. Uma figura destacada dos media, encontra aquilo que uma ideologia patrocinada pelos spin-doctors que viam no professor o inimigo de um sistema sentiram regularmente. Finalmente na virtualidade da televisão denuncia-se como uma ideologia que pretendia vender o sucesso como um direito absoluto, universal, indiferente ao esforço e ao compromisso. Sendo já um pouco tarde, é sempre caso para saudar tão perspicaz conclusão.

Desse Reino que nos foi vendido em sessões de part-time governativo, justamente a Finlândia alguns princípios que são efectivamente as causas do sucesso desse país nórdico, constatado nos testes da OCDE e do PISA: 

« - um currículo de nove anos abrangente para todo o grupo etário; 
  - O ensino é ministrado nas escolas perto de casa; 
  - Sem diploma, o certificado final apenas contempla o ter completado o currículo; 
  - Ensino, livros didácticos e materiais pedagógicos, transporte e refeições são gratuitos;
 - A educação básica inclui um ano de educação voluntária longa pré-primária numa escola ou centro de dia; 
 - As autoridades locais podem também fornecer actividades de manhã ou à tarde para alunos do ensino básico;
 - São fornecidos todos os necessários pré-requisitos para o ensino secundário;» (2) (3)

Acham que por aqui se compreende uma simplicidade destas? Tranquilidade nos espaços, rede efectiva de apoio diferenciado aos alunos, preocupação por aprender e compromisso pela responsabilização e avaliação dos procedimentos. Não é novidade. Já o sabíamos. Mas é sempre reconfortante alguém, figura destacada dos media nos vir animar com a confirmação das razões de um desastre que promove a desigualdade social e nos impede de sermos uma sociedade com reais e não aparentes oportunidades.

(1) Marcelo Rebelo de Sousa, Jornal da Noite, TVI, 17 de Outubro de 2010
(2) educar.wordpress.com


Sem comentários:

Enviar um comentário