terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro de 1910

A implantação da República em 5 de Outubro de 1910 é um dos grandes acontecimentos da História Contemporânea de Portugal, pelas tentativas de transformação de uma sociedade e pela originalidade que na Europa essa forma de governo era ainda pouco difundida.

Sobre uma monarquia pouco adaptada às transformações económicas e sociais do fim do século, os republicanos souberam aproveitar um imenso descontentamento social com as reais condições de vida da população, a que se juntava uma crise financeira, a difusão das ideias socialistas e a afirmação crescente em sectores operários das ideias republicanas.

A República foi a primeira tentativa no século XX de modernizar, democratizar e dar à população uma componente de cidadania, capaz de projectar o País numa nova ideia  de desenvolvimento e prosperidade.

Nesse sentido a educação como instrumento para formar cidadãos informados e participativos, onde desejavelmente adultos e crianças pudessem ser alfabetizados foi uma das suas grandes iniciativas. Desvincular o ensino da religião e criar um Estado Laico, sem religião oficial foram outras das suas dimensões. 

Acontece que a população, em grande maioria rural, estava pouco receptiva para as necessidades de escolarização. A República foi pouco sensível à situação social e económica das pessoas. Transformou a questão religiosa num dos seus aspectos centrais de governação e acabaria por afundar-se num conjunto largo de desilusões.

A crise financeira, a instabilidade governativa, um conjunto de instituições que não souberam dar garantias efectivas de democratização e de cidadania e os efeitos desastrosos na economia da participação na 1ª Grande Guerra, afectando a balança comercial afundaram a 1ª República. 

As ideias da 1ª República seriam retomadas em contextos diversos, após o fim do Estado Novo. A incapacidade de o sistema político reformar o próprio Estado e assim suavizar a organização social ou o papel pouco estruturado como as ideias dos intelectuais foram aproveitadas para a dinamização social foram constantes da História portuguesa do século passado.

A História do Século XX em Portugal é marcada por essa falta de integração do outro. Se a 1ª República fez as primeiras tentativas de democratização no século XX, é perturbador  verificar como na exposição da Cordoaria se podem ler diagnósticos sobre a situação social e económica que ainda hoje são pertinentes. As comemorações da implantação da República são sobretudo positivas, pela necessidade que o País tem de se confrontar com a sua memória. É com ela que se pode aprender a reconquistar o presente, ameaçado de uma falta gritante de ânimo.

Imagem, in http://5outubro.centenariorepublica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário