terça-feira, 4 de maio de 2010

A Liberdade de Imprensa

«A ideia de dignidade individual adquiriu um novo significado pelo facto de a informação se ter tornado mais acessível na sequência da invenção da imprensa». (1)

A Liberdade de imprensa (dia que se comemorou ontem) devolve a cada um de nós a importância da informação nas sociedades contemporâneas, onde o pensamento, as ideias se pensam como o principal motor de organizar a sociedade e das escolhas feitas.

Associada à Democracia, a liberdade de imprensa é um dos elementos da sociedade ocidental que em alguns países souberam caminhar para a defesa do valor da liberdade individual, como suporte da legitimidade dos que governam. Evidentemente que o uso da razão, condição para o exercício da liberdade é limitado de imensas formas. A Democracia não é um estado natural do homem e das sociedades mais desenvolvidas. Ela carece de um trabalho profundo intimamente ligado à liberdade de informação.

Quando o sistema político dilui a capacidade dos cidadãos em formular opiniões por acções dominadas pelos factores económicos ou pela simples distorção dos factos a Democracia torna-se meramente formal. Em último caso é a própria legitimidade dos que governam que carece de fundamento.

O papel de uma imprensa independente do poder político, com capacidade financeira, interessada em ajudar a criar uma opinião pública é uma das bases de uma real Democracia. Jornalistas credíveis, cuja palavra é um recurso de fundamentação no espaço público, é uma das garantias da liberdade individual. Há ainda perigos para a escrita livre?

É esta pergunta que a exposição, A Liberdade é um Risco procura responder. Não só nos Países onde a liberdade de opinião é uma ameaça à vida, mas também nas sociedades ocidentais, onde o espaço público é fágil. A Liberdade de Imprensa remete-nos em última instância para a leitura e para a escrita. Mostrando-nos como os recursos tecnológicos, sem uma massa crítica de ideias se esvazia em silêncios ameaçadores.

(1) AL Gore, O Ataque à Razão
Imagem, in http://notasaocafe.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário