sexta-feira, 14 de maio de 2010

Baltasar Garzón - Um Mundo Sem Medo

«Todos, querido Baltasar, estamos implicados no universo integrador dos direitos e obrigações humanos e temos a responsabilidade de conseguir que a situação mude. Deves ter definitivamente presente que a solidariedade é um valor moral que surge do princípio básico da igualdade entre os seres humanos e que se deve ultrapassar a situação de desigualdade real entre estes. Constitui, pois, uma atitude de oferecimento, de disposição e de entrega ao outro.

A solidariedade é, portanto, um compromisso político que dá sentido e realidade à luta pela dignidade do ser humano.

A cooperação humanitária e a ajuda internacional devem ser dirigidas para essa engrenagem económica e humanista na qual a defesa dos direitos humanos seja algo mais do que meros enunciados num papel ou numa norma.

Este é o futuro de um mundo sem medo e em paz, que recupere definitivamente a própria dignidade dos milhões de vítimas massacradas e esquecidas.»

(No dia em que Baltasar Garzón sai da Audiência Nacional, um livro que nos dá os passos para criar um mundo mais justo, empenhado na Justiça, na Solidariedade com a dignidade Humana. Um livro fascinante sobre como a vontade de espírito nos daria outros horizontes, contra a corrupção e o terrorismo. Um livro em forma de carta a um filho, que é, para nós a luta por uma causa nobre. A de reconhecer o esquecimento e lutar pela sentido da Justiça nas sociedades contemporâneas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário