quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Agustina - Vida e Obra

«A infância vive a realidade da única forma honesta, que é tomando-a como uma fantasia».
Agustina Bessa Luís, um dos grandes nomes da literatura portuguesa contemporânea tem na sua cidade natal, até ao fim deste mês, a evocação da sua obra e vida literárias. Justamente na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante podem ser admirados os percursos de uma vida «Agustina Bessa Luís:Vida e Obra»
Escritora criadora de figuras de uma dimensão muito peculiar tem-nos dado a voz de uma geografia física e humana capaz de compreender a relação do Homem com os mitos, o simbolismo do seus valores. Criadora de palavras que nos conduzem a caminhos onde se identificam os percursos da Humanidade, acima do contexto histórico, na procura de uma identidade que o é por si.
Da sua obra de ficção, à poesia, ao teatro, às crónicas, ao livro de viagens, aos ensaios a sua obra é uma referência pelo sentido de humor das suas representações, mas pelo modo também frontal como nos faz encarar a realidade.
Há nela a procura de entender o quotidiano usando uma sabedoria própria, tirada de uma determinada realidade, mas também uma imensa liberdade que se assume como essencial para se afirmar e descobrir. A liberdade como uma das mais belas concretizações do Homem, embora torneada de elementos nem sempre claros e construídos sobre si próprio.
A descobrir todo um imaginário que o cinema tem ajudado a visualizar pela mão de Manuel de Oliveira, nos seus aspectos mais fascinantes, a da criação literária. Em Amarante, até ao fim deste mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário